segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ops....Já tenho o tema. O que faço Mestre Yoda?


Mestre Yoda orienta como elaborar

Anteprojeto (Pré-projeto) de Pesquisa



Após várias  mergulhos em sites eletrônicos, artigos, papers científicos e livros e ter arquivado em meu fichário diversas informações relevantes para a realização do Pré-projeto e ter definido o tema de pesquisa, o que devo fazer Mestre Yoda? 


No pré-projeto ou Anteprojeto de pesquisa você delimitará uma temática que seja clara, concisa, relevante cientificamente e atual.
Veja...certamente aquele professor de metodologia científica que ministrou aula no ínicio do curso de graduação já caiu no esquecimento. Algumas Instituições de Ensino Superior tem disponível em seu sítio da biblioteca eletrônica o referencial específico que desejam que seus alunos escrevam seus TCCs, dissertações ou Teses. Normalmente este material exige uma construção alinhada com a exigência da universidade, inclusive a capa, folha de rosto, sumário, etc.
...outras instituições disponibilizam em seu material e-leaning, o que facilita os passos a seguir e, algumas, somente nas aulas ministradas durante o curso. Aí, farão falta os professores que nunca se preocuparam em cobrar os trabalhos científicos solicitados por eles que fossem nas Normas da ABNT (Brasil), de Vancouver, quando são especificamente, da área da saúde e de Harvard ou Anglo-saxônicas nas de Administração. Vamos falar disto adiante.... 




Pois é Mestre Yoda, e agora! Não lembramos da Metodologia da Pesquisa Científica e mais, estamos assustados por causa dos prazos ...



Não se preocupem, vamos ler o Blog do estudantevadio.blogspot.om.br que o Mestre Yoda prova que, para ser acadêmico tem que se estudar muuuiiiiiito e, os estudantes não são vadios, porque senão não saem da facul. Usem o material a partir do item Início para facilitar o caminho das pedras...


Um belo dia.....Chega o professor que não era o "Jedi" (Star Wars).

Letivo


Então, Pessoal. Sou o professor que vai dar aulas sobre o Projeto de final de curso à vocês, o famoso TCC. O TCC, poderá resultar num Artigo científico para publicação e vocês poderão se inscrever em Eventos Científicos ou Congressos e apresentar o trabalho em forma de Banner e/ou Palestra. Na pós-graduação são exigidas as Monografias ou em algumas universidades o projeto final se traduz também em Artigos Científicos, varia conforme a faculdade.

Portanto, o curso esta findando e temos que fazer isto no próximo semestre. Também deveremos solicitar autorização ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de cada instituição onde formos realizar as pesquisas, caso hajam. Ainda, a CAPES solicita também aos professores que realizem Projetos de Iniciação Científica - PIC com e sem bolsas de fomento e, temos que ter produção acadêmica para que o curso continue tendo credibilidade e bla, bla, bla...




E agora, como vamos fazer isto em (um) semestre? Estou na graduação... Socorro
Eu estou na Pós-graduação latu sensu mestre. O que faço? Também deverá seguir o período de um semestre em média para realizar o anteprojeto e a monografia e/ou Artigo final cumprindo os prazos.


Estou na Pós-Graduação Stricu-sensu, como funciona? Ah! Você está no mestrado ou no doutoramento. Ambos, são Pós-Graduação Strictu-sensu.


Estou na Pós-Graduação Strictu-sensu, ou seja, no Mestrado! Nestes casos o prazo é oficialmente, desde o início do curso, submetendo-se o anteprojeto para análise, que é pré-requisito para admissão e conclui-se durante o curso, que tem duração de 2 (dois) anos em média no Brasil e para o doutoramento de 4 (quatro) anos, com os mesmos requisitos que os do Mestrado.


Mas Mestre Yoda, não somos todos que lembramos das tais aulas de Metodologia Científica...Nos ajude Mestre, peça ao "Jedi" para estar por perto de nós. Ele é o seu discípulo e confiamos nele também.


MÃOS A OBRA Como já citei no início do blog vários livros de metodologia da pesquisa é hora de colocar em prática para facilitar o entendimento das nomenclaturas e do emaranhado todo. Procurem tê-los em mãos para facilitar. Use pelo menos três autores (livros) e todos os sites confiáveis diponibilizados ex: pelo google acadêmico) que possam contribuir com a Metodologia da Pesquisa a ser delineada. Agora.... Defina a partir daqui a sua obra prima, seu anteprojeto que deverá conter pontos importantes, entre eles: 


    I - INTRODUÇÃO
    1. Formulação e Justificativa do Problema
    1.1. Problema
    1.2. Justificativa
    1.3. Hipóteses
    1.4. Objetivos: 
    1.4.1 Geral
    Específicos
    MARCO TEÓRICO
    REFERENCIAL METODOLÓGICO
    3.1. Modelo de Pesquisa
    3.2. Caracterização da Pesquisa
    3.3. Método Utilizado para Pesquisa
    3.4. Enfoque, Método e Caracterização da Amostragem
    3.4.1.Etapas
    3.5. ESQUEMA DO PRODUTO ESPERADO
    3.6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
    REFERÊNCIAS
    APÊNDICES

      INTRODUÇÃO

      É a parte inicial de todo anteprojeto que deverá discorrer de uma visão mais ampla do tema para o mais genérico. A partir de um cenário global sobre o assunto abordado é necessário fazer leituras sobre o assunto e discorrer sobre o mesmo, até que, as frases se tornem congruentes com citações de autores experts sobre o tema que causem forte argumentação sólida e pertinente ao que você esteja descrevendo.
      Para melhor elucidar o texto também usar referências de meios eletrônicos de revistas indexadas e disponíveis online em diversas bibliotecas das universidades, sejam elas, públicas ou privadas. Procure dados núméricos e de órgãos confiáveis como exemplo a ONU, a OEA, a OIT, a UNESCO, o DATASUS. Enfim, citações que contribuam cientificamente e que, sejam de instituições de confiança pois, além de auferir que você conhece sobre o que pretende abordar, não estará plagiando trabalhos.
       ATENÇÃO: PLÁGIO É CRIME (Lei nº 9.610, de 19/02/98)
      Saiba redigir bons textos, com muita leitura prévia, delineando da melhor forma o que realmente quer conhecer e inovar com a sua pesquisa.
      O Plágio é para quem tem pouco manejo com redação. Normalmente as pessoas se dão mal por desconhecer sobre o Plágio. Atualmente as universidades tem softwares que, revisão integralmente seu trabalho e, se você copiou citação bibliográfica sem colocar nas devidas Normas Técnicas e sem referendar o autor, ano e página, certamente vai bater na trave e causar grandes problemas.
      Toda pesquisa deverá ser instigante e por mais que já se conheça muito sobre o assunto, sempre haverá alguma lacuna onde você poderá ser o observador de relevância, pois, estará compilando vários materiais e comparando-os uns aos outros e assim consistirá uma soma de olhares de vários autores e da sua própria observação.

       MACETINHO: Mas, quando não sober mais o que escrever? Sugere-se que ao término de uma frase ou de uma citação, estas últimas frases ou palavras sejam o enfoque abordável para a frase seguinte. Isto é só um macete prático que eu uso. Você poderá abolir, conforme sua experiência em redação.
      Após discorrer pelo menos uma página e meia, é hora de pedir para alguém de casa reler o que fez. Sempre outra pessoa ajuda a corrigir as repetições de frases, pois, temos às vezes o mau hábito de discorrer 2 (dois) parágrafos sobre o mesmo assunto e querendo dizer a mesma coisa que já discorridas em um deles. Por isto é necessário alguém dar uma "olhadinha ou ajudinha" no que estamos querendo dizer.
      FORMULAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA
      ATENÇÃO: Ficará para a próxima postagem do meu blog
      Mas, que coisa mais chata Mestre Yoda? Parece um vai e volta que não tem fim e não se consegue saber para onde ir, dá para desistir. 

      Caríssimos! Pensem que, isto não é chato, mas requer um olhar especulador e de fascínio. Por isto, quando for escolher o tema deve ser algo que te instigue, que te seduza a buscar informações ao ponto de te encantar para alcançar êxito sendo contemplado com o término do trabalho. O trilhar depende só de você.






      Espero que tenham gostado!
      BOA SORTE AÍ PESSOAL
      ISTO É SÓ O COMEÇO DE UMA LONGA HISTÓRIA


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário